A Cronnos é reconhecida por ser uma empresa pró-ativa, que atende às solicitações dos clientes para sempre entregar a melhor solução em peças técnicas de borracha. Essa qualidade da empresa é vista em todos os processos, inclusive durante a análise crítica de um pedido.

Essa análise é uma garantia do fornecedor estar atendendo todos os requisitos do cliente. Todo o processo se inicia com a solicitação da cotação do cliente com as especificações e desenhos. Após a formalização vem o pedido. E a análise técnica se mostra muito importante neste momento.

Segundo Paulo Freitas, CEO da Cronnos, a empresa tem de analisar o pedido pelo menos sob dois aspectos: da parte técnica e do ponto de vista das condições de fornecimento.

“A análise técnica é a verificação que o pedido formalizado corresponde à proposta, se o desenho e sua revisão são os mesmos e todas as demais condições de fornecimento”, afirmou Freitas. “Outro aspecto são as condições de fornecimento , ou seja, uma vez que do ponto de vista técnico o pedido está correto, temos de alinhar como será fornecido: quais são os prazos e as embalagens, por exemplo.”

Análise crítica de um pedido

Ao longo dos seus mais de 50 anos, a Cronnos ganhou o respeito do mercado e fez parcerias duradouras, fornecendo mais de uma vez os mesmos produtos para os clientes. E a análise crítica do pedido se mostra muito importante para confirmar se o desenho não recebeu alguma alteração de revisão.

“Às vezes acontece de o cliente modificar o desenho e, se isso não estiver alinhado, pode estar defasado para a gente oferecer o produto”, afirma Ricardo Pugliesi, consultor comercial da Cronnos. “Então essa análise significa estar verificando se tudo o que o cliente tem como requisito está adequado para ser atendido.”

A Cronnos é bastante criteriosa neste processo, pois sabe que todas as informações precisam estar alinhadas com os clientes para não ocorrer nenhum problema.

“Do nosso ponto de vista de fornecimento, as condições comerciais são baseadas em parâmetros do serviço que você vai ter de prestar e eventuais serviços agregados. E também se não houve nenhuma alteração, se o que foi calculado como custo e que foi para o preço continua válido. Essa é a função de garantir que o cliente seja atendido”, disse Pugliesi.

De acordo com o consultor comercial, no atual momento que estamos vivendo, que acaba demandando um aumento de consumo muito grande, muitas vezes o prazo que o cliente solicita no programa dele não é possível de ser atendido. E essa questão também precisa estar bem alinhada na análise crítica de um pedido.

“É importante nessa análise o fornecedor avaliar e confirmar ao cliente se pode atender no prazo. Se não conseguir atender, é preciso informar o prazo para que o cliente não seja surpreendido e fique sem receber as peças que está esperando na determinada data. Toda essa visão sistêmica do processo deve fazer parte de uma boa análise crítica”, explicou Pugliesi.

Dentre todo esse processo, afirma Pugliesi, um problema que acontecia com frequência antes era o cliente na fase da cotação acenar com um volume maior do que a necessidade dele para conseguir um preço mais vantajoso. “E na hora de fechar o pedido o consumo era muito menor”, apontou. “Hoje a informação vem mais correta com o que ele consome, mas ainda é algo com o que temos de estar atentos.”

Bom relacionamento com os clientes

Para Paulo Freitas, há ainda um outro ponto importante durante o processo da análise crítica de um pedido: surpreender o cliente, ao entregar algo além do esperado. “Uma maneira de fazer isso é manter o comprador informado, pois sabemos que essa é uma informação muito útil para o comprador que tem uma responsabilidade dentro da sua organização”, disse Freitas.

Para exemplificar esse fator ‘surpresa’ e o bom relacionamento que a Cronnos possui com as empresas parceiras, Pugliesi lembra de um cliente que após uma análise viu que poderia mandar fazer 65 peças em vez dos módulos nas caixas padrão de 60 peças. “Eles pediram para a gente verificar e foi confirmado, a Cronnos foi muito ágil: eles consultaram em um dia e no outro já respondemos, não deixamos o cliente esperando.”

O consultor comercial mostra com esse caso que, do mesmo jeito que o cliente sugeriu uma mudança, essa alteração também pode partir da própria Cronnos. “Existem oportunidades se a  gente ficar atento e sugerir soluções para os clientes terem ganhos. Uma empresa atenta pode enxergar esse melhor aproveitamento logístico, redução de custos e estar propondo e surpreendendo. Os clientes gostam de empresas pró-ativas que fazem isso”, afirmou.

A Cronnos

A Cronnos tem mais de 50 anos de experiência no mercado de artefatos técnicos de borracha e metal-borracha. Oferecemos soluções inovadoras para o mercado de óleo e gás, industrial, agrícola e de máquinas pesadas.

Entre em contato e solicite uma cotação!