No ambiente corporativo, é normal termos que tomar decisões de forma rápida, além de lidar com imprevistos ao longo do nosso dia que demandam nossa atenção. A produtividade nem sempre está relacionada com a quantidade de tarefas que realizamos, mas sim com a maneira como gerenciamos o nosso tempo na realização delas. A produtividade está inserida em todos os setores da empresa e se relaciona muito mais com o desempenho dos colaboradores do que com números.

Identifique quais tarefas são urgentes e quais são relevantes

Saber identificar quais tarefas são urgentes e quais são importantes é essencial para que você não gaste seu tempo de forma inadequada. A tarefa que é urgente é aquela que você tem uma prazo curto para desenvolvê-la. Esse tipo de tarefa deve ser priorizada, porque costuma ter um grau de relevância grande, podendo levar a prejuízos para a empresa caso não seja realizada.

Já as tarefas importantes são aquelas que contam com um prazo maior para serem realizadas, ou seja, se você precisar estender a execução delas, a empresa não será prejudicada. Ainda assim, isso não é desculpa para que a atividade seja postergada. Caso você adie a sua realização, ela pode acabar se tornando urgente.

Compreenda o mundo corporativo

O trabalho dentro de empresas acontece de forma conjunta, em equipe, por isso é essencial que os profissionais saibam priorizar suas tarefas e responsabilidades, assim o desempenho da empresa como um todo não será comprometido.

Sendo assim, a produtividade nunca estará relacionada à quantidade de atividades executadas, mas sim ao planejamento e cumprimento de prazos.

Buscar esse equilíbrio entre a produtividade e o tempo envolve o uso correto do tempo disponível. Uma dica para que isso seja feito de forma eficiente é usar o seu tempo nos lugares certos para realizar as tarefas que precisa. Além disso, é importante reconhecer as prioridades e obrigações da sua função dentro da empresa.

Estimule seus colaboradores

Essa preocupação com a gestão do tempo, principalmente pensando na produtividade da empresa, não deve ser um cuidado apenas dos gestores. Os colaboradores também devem reconhecer a importância de gerenciar suas rotinas para benefício próprio e de toda a equipe.

Esses colaboradores conseguem se beneficiar com a gestão do seu tempo planejando e organizando suas atividades do dia. Essa é uma forma simples de se preparar para imprevistos. Classificar as tarefas e priorizar aquelas que devem ser realizadas com urgência é uma dica importante.

Evitar distrações, como o uso do celular durante o trabalho ou conversas muito prolongadas, ajuda a manter o foco nas atividades que precisam ser realizadas.