Em 2020, sentimos o impacto da pandemia do Coronavírus em diversos setores do mercado. Com o desenvolvimento de soluções para tentar driblar a pandemia, espera-se que os níveis de produção se mantenham estáveis, o que gera um ambiente mais positivo para a indústria em 2021. Pensando nesse cenário, nós da Cronnos separamos as principais tendências para a indústria em 2021.

Aumento de produtividade

O aumento de faturamento é uma das expectativas para esse ano. As empresas já estão se preparando para esse quadro, aumentando o seu número de colaboradores e turnos de trabalho para atender as demandas da indústria e dos seus consumidores.

Medidas de prevenção

Apesar do início da vacinação em nosso país, a aplicação dela em toda população brasileira ainda levará um tempo. Por isso, a tendência é que as empresas de áreas variadas precisem seguir protocolos rígidos de segurança e prevenção contra a transmissão da doença.

Os ambientes industriais deverão ser repensados e adequados de acordo com as normas e critérios estabelecidos pelos órgãos competentes. Essas medidas levam tempo e demandam gastos, porém são extremamente necessárias para garantir a saúde dos colaboradores e resguardar a imagem da organização.

Práticas sustentáveis

Outra tendência que vem com força em 2021 e nos próximos anos é a aplicação de práticas e hábitos mais sustentáveis. A sustentabilidade tem sido muito discutida no meio industrial, principalmente pelo impacto negativo que a indústria exerce sobre o nosso planeta. Nesse cenário, a redução de desperdícios, o aumento da reciclagem e outras medidas são cada vez mais adotadas pelas indústrias.

Tecnologia e indústria 4.0

Na indústria 4.0, tecnologias que possibilitam unificar ambientes físicos e digitais são utilizadas para aumentar a competitividade de um negócio e até mesmo o valor de um serviço ou de um produto. Inovações como impressões 3D, Internet das Coisas e inteligência artificial já traziam mudanças importantes antes da pandemia. No entanto, agora com o distanciamento social e trabalhos em home office, a digitalização do ambiente está acontecendo com mais velocidade e a indústria tem o papel de acompanhar esses avanços.