Conhecer o cliente e suas necessidades é um primeiro e importante passo para ganhar sua confiança. Para quem trabalha com cotação, ter todas as informações da empresa que está te procurando vai fazer toda a diferença e aumentar as chances de fechar contrato.

Esse relacionamento entre cliente e fornecedor é uma das etapas que a Cronnos considera mais importante. A empresa que desenvolve e fornece soluções em peças técnicas moldadas de borracha sabe que conquistar os clientes, com um bom atendimento e a entrega de produtos de qualidade, é um dos principais passos dentro do processo de venda.

Relação com o cliente

Atender bem não significa apenas ser bem educado. Como o processo da cotação é algo que demanda muitas informações técnicas e até tempo, é preciso conhecer bem o que o cliente deseja e como é possível ajudá-lo.

“Temos de fazer a identificação das necessidades do cliente, do ponto de vista técnico e do ponto de vista pessoal”, afirmou Paulo Freitas, CEO da Cronnos. “A gente precisa conhecer o comprador que está fazendo essa cotação com a gente, entender como ele funciona e o que ele valoriza, pois isso pode influenciar como a gente expressa a nossa resposta.”

Para Freitas, com todo o conteúdo em mãos do pedido do comprador, a empresa consegue realizar uma cotação mais eficiente. “Fazemos a análise de viabilidade, comparamos com as nossas competências e concluímos se a gente pode oferecer aquilo que ele quer. Se sim, passamos em que condições técnicas e comerciais. Se não, podemos oferecer para ele alguma solução alternativa.”

Essa relação com o cliente é bastante valorizada na Cronnos. Como a ideia é criar laços e manter um contrato duradouro, o primeiro contato acaba sendo tão importante quanto o próprio ato da venda.

“Nessa fase preliminar, procuramos entender do cliente qual o processo dele, o que ele valoriza e o que ele espera da cotação”, afirmou Ricardo Pugliesi, consultor comercial da Cronnos. “Quanto mais conhecer dos clientes, como vão ser os processos e suas etapas, mais chances temos de fazer uma cotação que atenda efetivamente as suas necessidades e expectativas.”

Cotação personalizada

A Cronnos conta com uma padronização de processos na cotação, mas apenas do ponto de vista técnico, como padronizar pontos de análises e o que está sendo conferido.

Quando fala-se em clientes, a história é outra. Afinal, cada um conta com uma necessidade específica e as apresentações acabam sendo diferentes. “Do ponto de vista de como a apresentação vai chegar ao cliente, temos de fazer a cotação sob encomenda, sem padronização”, explica Freitas.

Ricardo Pugliesi ainda acrescenta uma filosofia da sua empresa. “A Cronnos tem esse diferencial: cada cliente é único. Estamos sempre querendo entender o cliente e suas necessidades, quem é o comprador e suas características.”

Apoio e transparência em todas as etapas

Como esse processo da cotação é muito técnico, muitas vezes as informações que chegam para o fornecedor estão incompletas, faltando dados do desenho ou a composição química do produto, por exemplo.

Nesse caso, cabe à equipe não deixar a informação passar em branco. “Como fornecedor, estamos aqui para ajudar o cliente, ser perseverante e paciente para comunicar de um jeito que ajude ele”, declarou Pugliesi.

A transparência no orçamento também precisa estar presente. Especificar cada valor e cada item é essencial para que o cliente saiba o que está comprando e, claro, pagando.

“De maneira geral, o cliente não faz uma cotação única, ele compara 2, 3 ou 4  fornecedores. Quanto mais a gente ajudar com informações claras, mais facilitamos a vida deles”, afirmou Pugliesi. “Tem empresas que não abrem os preços e nem especificam os valores. A Cronnos tem a filosofia de ser transparente e damos todas as informações para o comprador saber o que está pagando.” Confiança e credibilidade são fundamentais para se estabelecer um relacionamento de longo prazo.

A Cronnos

Com mais de 50 anos de experiência no mercado de artefatos técnicos de borracha e metal-borracha, a Cronnos está pronta para atender às suas necessidades.

Entre em contato e solicite uma cotação!