Poliuretano e borracha são dois materiais elastoméricos comuns usados ​​na fabricação de produtos em muitos setores industriais. A indústria automotiva, em particular, depende de cada um desses materiais para muitas peças – juntas, pneus, correias e mangueiras – por exemplo.

Quando se trata da suspensão de um veículo, as buchas de poliuretano versus borracha são frequentemente comparadas, devido às suas propriedades mecânicas semelhantes. Embora, de fato, os dois materiais não sejam opostos, eles diferem de várias maneiras. As propriedades de uma bucha de borracha não são as mesmas que as feitas de poliuretano. Como em qualquer peça, a escolha está relacionada às propriedades mecânicas exigidas para a peça.

A Cronnos separou as diferenças e semelhanças entre poliuretano e borracha! Vamos dar uma olhada mais de perto nos dois:

POLIURETANO

Existem muitos tipos de poliuretano. Estes são uma família de plásticos, ou mais especificamente, polímeros elastoméricos, que incluem borracha, que, desde a primeira invenção em 1937, foi adaptada para produzir um amplo espectro de produtos. O material é excepcionalmente versátil, durável, flexível, adaptável e resiliente. Formado por uma síntese de poliisocianato e poliol, o poliuretano possui propriedades mecânicas que lhe conferem a resistência do plástico rígido e a elasticidade da borracha.

As aplicações de poliuretano são quase infinitas e geralmente são usadas em vez de madeira, metal, tinta ou algodão em muitos componentes e peças para produtos industriais e de consumo. A espuma dos colchões e dos móveis estofados – sofás, sofás, poltronas – é feita de poliuretano, assim como a espuma macia encontrada em brinquedos e travesseiros. O isolamento em paredes e tetos, revestimentos e tintas líquidas, rodas de patins, tipos de fibras elásticas, componentes ou peças usadas em automóveis, dispositivos médicos, calçados, adesivos, selantes e pisos são todos feitos com poliuretanos.

BORRACHA

Como o poliuretano, a borracha é um elastômero. Devido às suas propriedades elásticas, os elastômeros são frequentemente e adequadamente descritos como materiais de borracha. Muitos ainda podem conceber a maioria dos produtos de borracha derivados de sua forma natural, sendo o látex orgânico colhido das seringueiras, em vez da borracha sintética fabricada com subprodutos do petróleo. Embora a borracha orgânica ainda seja colhida para uso, a maioria dos produtos de borracha fabricados atualmente são fabricados com borracha sintética. No total, este último responde por aproximadamente dois terços da produção anual do mundo.

Borracha é sinônimo de pneus, e não é de admirar. Sua elasticidade, resiliência e resistência tornam a borracha o componente básico na fabricação de pneus para carros, ônibus, caminhões, aeronaves e bicicletas. A maior parte da produção de borracha é gerada para o setor automotivo. Metade de toda a borracha produzida é fabricada apenas para automóveis. Uma grande porcentagem entra em peças e componentes mecânicos como buchas, suportes, juntas, mangueiras e correias. Outros produtos de borracha produzidos são para produtos de consumo, como sapatos, brinquedos, roupas e móveis.

DIFERENÇAS ENTRE POLIURETANO E BORRACHA

Tanto a borracha quanto o poliuretano são considerados por suas propriedades elásticas e flexíveis. Cada material é comumente usado na fabricação de peças e componentes na indústria automotiva. O maior usuário de peças moldadas por injeção de reação de poliuretano (RIM) é a indústria automotiva. Por ser tipicamente mais durável que a borracha, o poliuretano é usado em aplicações que exigem exposição contínua a tensões ou alongamentos constantes e oferecem um grau de flexibilidade, com muita força. Partes do corpo, como pára-lamas, pára-choques e spoilers são feitas de poliuretano.

O lugar da borracha na indústria automotiva se resume a uma única propriedade mecânica – absorção. A borracha é mais eficaz na absorção de vibrações do que o poliuretano. É por isso que o material é usado na fabricação de pneus, mas também em vedações, juntas e buchas. No que diz respeito a este último, quando se trata de buchas de poliuretano versus borracha, a borracha é mais eficaz para amortecer e absorver o ruído da estrada, vibrações e dureza do que as buchas feitas de poliuretano. Os componentes de borracha proporcionam um passeio mais silencioso e suave e geralmente são o equipamento original do fabricante. Em aplicações que exigem buchas antivibração, a borracha é o material escolhido.

Por outro lado, o poliuretano proporciona ao motorista uma sensação mais aprimorada da estrada, oferecendo a sensação de que ele é uma extensão do próprio veículo. A borracha também se desgastará mais cedo, devido ao constante alongamento e tensão da peça.

Ainda assim, a borracha custa menos que o poliuretano, o que pode ser outro motivo pelo qual os fabricantes usam componentes de borracha quando se trata da suspensão de um veículo. A produção de poliuretano é um processo mais complexo. Como resultado, o poliuretano bruto custa mais que a borracha natural ou sintética.

Poliuretano e borracha têm várias diferenças e semelhanças. Existem prós e contras do uso de cada um desses materiais elastoméricos. Por fim, dependerá das propriedades mecânicas necessárias para a aplicação.

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