A consulta a um fornecedor ou fabricante de borracha ao escolher ou projetar um produto de borracha para um equipamento garante que ele tenha os recursos essenciais de design necessários para seu funcionamento correto.

A borracha é um material exclusivo – não é apenas um material natural, mas é um material sintético comum, derivado de elastômeros termoendurecidos ou termoplásticos. A maioria dos produtos referidos como borracha é, na verdade, um desses tipos de elastômeros.

Um fabricante ou fornecedor de borracha pode quebrar os recursos de design de borracha, como tolerância, compatibilidade química, requisitos de resistência ao material da borracha e operações secundárias necessárias para finalizar o produto. Familiarizar-se com esses fatores não é apenas importante, mas necessário ao projetar ou escolher um produto para uma aplicação específica.

TOLERÂNCIA DA BORRACHA

A tolerância da borracha ou, mais precisamente, a tolerância dimensional, é inerente à fabricação de qualquer material de borracha. Medir as tolerâncias dimensionais finais pode ser difícil. Para iniciantes, a borracha é um material flexível que, para funcionar efetivamente, contrai e expande durante o uso.

Alguns produtos de borracha são cortados a partir de tiras ou folhas de borracha; outros são moldados para uma forma específica. Nos dois casos, o material está sujeito a diversas variáveis ​​na produção que outros materiais sólidos, como metal, madeira ou plástico, não são.

Felizmente, um fabricante de borracha trabalhará para minimizar essas variáveis ​​para uma tolerância final aceitável que atenda às tabelas de tolerância padrão. Esses padrões de tolerância ajudam os fornecedores de borracha a se comunicarem com seus clientes em uma ampla variedade de setores.

COMPATIBILIDADE QUÍMICA

Os produtos de borracha são fabricados principalmente com diferentes tipos de elastômeros termoendurecíveis e termoplásticos. A fabricação desses materiais foi projetada para produtos específicos que requerem propriedades exclusivas para sua aplicação. Uma propriedade importante é oferecer resistência variável a diferentes produtos químicos com os quais eles entram em contato. Um produto ou componente de borracha pode ser projetado para um ambiente benigno ou altamente corrosivo. A compatibilidade química garante que o material certo seja usado para a aplicação correta. Sempre verifique se o material é quimicamente compatível com a aplicação pretendida.

DUREZA DO MATERIAL

A dureza das borrachas e elastômeros semelhantes é um recurso de projeto essencial para determinar a resistência do material.

O durômetro mede especificamente a dureza de borrachas e elastômeros. Durante os processos de fabricação, ele é usado para garantir que o material resulte no nível de dureza necessário para uma determinada aplicação, como uma junta ou pneu. O material deve ter resistência à deformação localizada quando uma força é aplicada a ele. A resistência do material é um fator importante a ser considerado ao especificar um material de fornecedores de borracha.

FORMA FINAL: MOLDAGEM, CORTE, “REBARBAÇÃO” E CAVIDADE

Os produtos ou peças de borracha moldada são fabricados usando uma cavidade de molde que é cortada para representar a geometria desejada do produto de borracha acabado. Sua forma final pode ser afetada por tolerâncias dimensionais, ou seja, as variações que ocorrem nas dimensões de uma peça cortada. Quando moldadas, as peças de borracha podem ter pequenas variações resultantes das dimensões da cavidade do molde, contração comum que pode ocorrer durante a cura ou o resfriamento, ou contração que pode ocorrer no composto elastomérico de base usado na produção do material.

OPERAÇÕES SECUNDÁRIAS

Operações secundárias são recursos essenciais de design que ocorrem durante a pós-moldagem. Aparar as rebarbas e esvaziar as peças de borracha são aplicações comuns que também podem resultar em variação dimensional das peças acabadas.

Ao encomendar, projetar peças ou ao consultar um fornecedor de borracha, esteja ciente de que as geometrias amigáveis ​​à tolerância das peças de borracha são favoráveis ​​a operações secundárias, produção em massa, terão menos variação dimensional e são mais econômicas.

Saiba mais sobre as soluções que a Cronnos já é capaz de oferecer hoje para a sua empresa. Para conhecer nosso trabalho em peças técnicas de borracha, entre em contato.