A metrologia é uma ciência prática e teórica de medição. Muito eficaz no controle dos processos e padrões, a metrologia tem papel fundamental na rotina das empresas, principalmente para aquelas que, como a Cronnos, buscam estabelecer padrões rigorosos de qualidade. A metrologia é aplicada por meio de técnicas e também de instrumentos de medição.

A importância da metrologia

Por um grande período de tempo, cada povo desenvolveu seu próprio sistema de medição e, nos primórdios, essas medidas não eram tão precisas quanto atualmente, já que se baseavam em partes do corpo humano, como mãos e pés. No entanto, com o tempo, esse processo foi se tornando muito mais moderno e eficaz.

Empresas que desenvolvem projetos originais contam com a metrologia como ferramenta fundamental para obter informações e conhecimentos científicos. Ela contribui para os processos de produção, uma vez que é capaz de obter medidas exatas que são fundamentais para peças técnicas, como as projetadas pela Cronnos.

Metrologia industrial

A metrologia industrial atua em medições que implicam diretamente na produção com objetivo de demonstrar sua qualidade. Além disso, ela viabiliza a quantificação de grandezas fundamentais para o planejamento e gerenciamento dos processos produtivos.

Essa ciência da medição utiliza como base padrões e normas já determinadas.

Inmetro

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia tem dentre suas competências conservar os padrões das unidades de medida de forma a torná-las alinhadas com o padrão internacional. Seu papel é dar suporte ao setor produtivo, verificar e fiscalizar normas técnicas e legais referentes a unidades de medida, métodos de medição e seus instrumentos, entre outros. O Inmetro é um importante órgão para a área.

Como se aplica a metrologia

Um dos conjuntos de operações que são realizadas pela metrologia é o ajuste. A metrologia deverá ajustar o instrumento de medida para que ele ofereça informações precisas e de acordo com os valores do que será medido.

Outro pilar da metrologia é a verificação. Para esse passo, é fundamental contar com um documento técnico que sirva de base para a verificação, como regulamento e normas geralmente fornecidas pelos fabricantes. Já a calibração tem o papel de garantir que os valores e as incertezas da medição estejam associadas.

Como se trata de uma operação que antecede a medição, ela servirá para garantir que os resultados obtidos estejam corretos.

Um bom sistema metrológico permite uma personalização eficiente dos produtos, principalmente em se tratando da montagem e do encaixe em outras peças.

Para a Cronnos, é essencial realizar uma análise de viabilidade técnica para garantir que o produto atenda às necessidades dos clientes. Para isso, contamos com uma estrutura de metrologia com capabilidade para inspeção e controle dos produtos que desenvolvemos. Assim, garantimos que eles estejam dentro das tolerâncias especificadas.

Não deixe de conhecer as soluções que podemos oferecer para sua empresa! Envie uma mensagem e desenvolva seu projeto com a Cronnos.