Responsável por adquirir insumos, matérias-primas e componentes necessários para o processo produtivo, o setor de compras é essencial para toda a estratégia de uma empresa.

Contudo, a falta de alinhamento entre o setor de compras e o estoque pode levar a aquisições desnecessárias, desperdiçando recursos. Pensando nisso, nós da Cronnos separamos algumas dicas para otimizar o seu setor de compras.

Esteja informado

No dia a dia da empresa, nem sempre o gestor ou responsável pelo departamento de compras tem tempo de estar em contato com o que acontece no setor. A partir daí, é necessário analisar e verificar de forma mais aprofundada as atividades a serem realizadas.

É fundamental compreender o que será comprado. Entender as características de composição do produto, como propriedades físicas e químicas, ajuda muito no processo de compra. Essas informações vão ser valiosas no momento de orçar e negociar com o fornecedor, além disso, elas garantem que você não irá pagar mais caro por um insumo ou produto por falta de conhecimento a respeito.

Conheça também o processo produtivo da sua empresa e avalie o que pode ser substituído ou trocado.

Pense sempre na qualidade

Nunca avalie a compra somente pelo seu preço. Ao investir em um produto para sua empresa, é fundamental que você pense na qualidade, afinal isso terá impacto direto nos resultados e na produtividade da sua empresa.

Um setor comercial que não preza pela qualidade e eficiência coloca em risco todas as oportunidades comerciais da empresa.

Evite desperdícios

A área de compras de uma empresa representa uma grande parcela dos custos de funcionamento. Por isso, é importante que os administradores realizem uma gestão de estoque eficiente para que não aconteçam gastos desnecessários. Assim, o setor de compras irá direcionar seus esforços para investimentos realmente necessários.

Encontre bons fornecedores

A comunicação entre o setor de compras e o fornecedor de peças não pode ter ruídos. Estabeleça um contato transparente, deixe claro suas necessidades, prazos e demandas. A escolha de bons fornecedores é fundamental não apenas para adquirir insumos e peças de qualidade, mas também para que não aconteçam pausas nas operações da empresa por conta de atrasos.

Com uma gestão mais ligada ao setor de compras, os benefícios não virão apenas do ponto de vista estratégico, mas contribuirão ainda para o crescimento da sua empresa ou do seu negócio.