A escolha do material correto para um componente de um equipamento é tão crucial quanto o design do próprio produto. Nesse sentido, quando se trata de borracha, contar com a experiência de um fornecedor ou fabricante de peças técnicas de borracha como a Borrachas Cronnos é indispensável. Neste artigo, vamos explorar por que a consulta a um profissional na área de borracha é essencial para garantir que o seu produto tenha os recursos de design necessários para um desempenho otimizado.

A borracha é um material único, com um leque de opções que vão desde materiais naturais até sintéticos, derivados de elastômeros termoendurecidos ou termoplásticos. De fato, a maioria dos produtos que chamamos de “borracha” são, na verdade, algum tipo de elastômero.

Um fornecedor ou fabricante de borracha experiente pode orientar você sobre características essenciais de design da borracha, como tolerância, compatibilidade química, requisitos de resistência do material e operações secundárias necessárias para concluir o produto. Familiarizar-se com esses fatores não é apenas importante, é fundamental ao projetar ou escolher um produto para uma aplicação específica.

Tolerância da Borracha

A tolerância da borracha, ou mais precisamente, a tolerância dimensional, é inerente à fabricação de qualquer material de borracha. Medir as tolerâncias dimensionais finais pode ser um desafio, pois a borracha é um material flexível que se contrai e expande durante o uso.

Algumas peças de borracha são cortadas a partir de folhas ou tiras; outras são moldadas em uma forma específica. Em ambos os casos, o material está sujeito a uma gama de variáveis de produção que materiais sólidos como metal, madeira ou plástico não experimentam.

Entretanto, fabricantes de borracha experientes, como a Borrachas Cronnos, trabalham para minimizar essas variáveis para uma tolerância final aceitável que atende às tabelas de tolerância padrão. Estes padrões ajudam os fornecedores de borracha a se comunicarem com seus clientes em uma ampla variedade de setores.

Compatibilidade Química

A resistência a diferentes produtos químicos é uma propriedade vital dos produtos de borracha, que são fabricados principalmente com diferentes tipos de elastômeros termoendurecíveis e termoplásticos. A escolha do material correto para a aplicação correta é crucial para garantir que a peça ou componente de borracha seja durável, seja ela projetada para um ambiente benigno ou altamente corrosivo. Portanto, é imprescindível verificar se o material é quimicamente compatível com a aplicação pretendida.

Dureza do Material

A dureza da borracha e de elastômeros semelhantes é uma característica de design essencial que determina a resistência do material.

A medição da dureza é feita por um instrumento chamado durômetro, usado durante os processos de fabricação para garantir que o material atinja o nível de dureza necessário para uma aplicação específica. A resistência à deformação localizada quando uma força é aplicada a ele é um aspecto importante a ser considerado ao especificar um material de fornecedores de borracha.

Forma Final: Moldagem, Corte e Acabamentos

A forma final de um produto ou peça de borracha moldada é fabricada usando uma cavidade de molde que é cortada para representar a geometria desejada do produto final.

As dimensões finais de uma peça podem ser influenciadas por tolerâncias dimensionais e por contrações que podem ocorrer durante a cura, resfriamento ou que podem ocorrer no composto elastomérico base usado na produção do material.

Operações Secundárias

Operações secundárias são etapas essenciais de design que ocorrem durante a pós-moldagem. Aparar bordas e limpar as peças de borracha são aplicações comuns que também podem resultar em variações dimensionais das peças acabadas.

Ao encomendar, projetar peças ou ao consultar um fornecedor de borracha, esteja ciente de que as geometrias amigáveis à tolerância das peças de borracha são favoráveis a operações secundárias, produção em massa, e são mais econômicas.

A Borrachas Cronnos é especializada em peças técnicas de borracha e pode fornecer as soluções que sua empresa precisa. Entre em contato conosco para conhecer mais sobre nosso trabalho e como podemos auxiliar no sucesso do seu projeto.