Estamos vivendo uma situação inédita em todo o mundo. Com a atual crise causada pela pandemia do Coronavírus, empreendedores estão tendo que se reinventar. O papel do gestor na liderança e condução da equipe nunca foi tão importante quanto agora. Mais do que nunca, é fundamental atenção para ser capaz de tomar com urgência as medidas de segurança necessárias, criando uma comunicação transparente com seus funcionários.

Mas como lidar com essas demandas ao mesmo tempo em que precisa dar conta de tantas novas demandas dessa crise? Confira as dicas que separamos para ajudar você a superar este período com sua equipe!

1. INFORME-SE COM FONTES CONFIÁVEIS

Para um gestor, manter-se bem informado é fundamental para tomar decisões assertivas. Porém, com os crescentes casos de fake news, é preciso buscar as fontes certas! Busque manter-se informado sempre pelos sites oficiais. Se o assunto é saúde, procure o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Já para questões sobre os decretos de distanciamento social, recorra aos órgãos de sua Prefeitura.

2. COMUNIQUE-SE COM SUA EQUIPE

Mantenha seus funcionários informados sobre como sua empresa está lidando para se adaptar a crise. Comunique todas as mudanças de segurança e na rotina do trabalho, realizando um balanço transparente sobre os pontos positivos e também sobre o que precisa ser melhorado.

3. CRIE UM BOM AMBIENTE VIRTUAL

Existem diversos canais de comunicação online para equipes. Escolha o que mais se adequa com suas demandas e que permita que seus colaboradores se encontrem, funcionando como um escritório virtual. Garanta que cada funcionário tenha a clareza de onde encontrar informações sobre cada assunto.

4. DEIXE CLARO O PROGRESSO DO TRABALHO

Ao escolher sua ferramenta de trabalho virtual, garanta que o progresso do trabalho esteja visível para todos da equipe. É importante lembrar que será necessário um período de adaptação até que o trabalho consiga fluir em um ritmo produtivo.

5. MOSTRE-SE PRESENTE E DISPONÍVEL

Um líder que está à disposição dos funcionários é o alicerce da equipe em momentos de crise. Com o home office, é necessário fornecer os canais que podem ser usados para falar com você. Busque passar calma e motivar seus colaboradores. Mais do que nunca, é essencial fortalecer a confiança entre todos.

6. CUIDE TAMBÉM DE VOCÊ

Não esqueça de que você também é humano! Como todos, você também está passando por um momento de stress e incertezas, tendo que lidar com situações desafiadoras e inéditas. Por isso, dê a atenção necessária à sua saúde mental! Cuide da alimentação, pratique atividades físicas e outros hobbies e aproveite os momentos de convivência com as pessoas que moram com você!