A manufatura é uma das maiores indústrias do mundo. Com tantas pessoas, culturas e países envolvidos, os avanços tecnológicos continuam a atingir o setor na velocidade da luz. Para se manter à frente dos concorrentes, os fabricantes devem estar sempre atentos às novas tendências, tecnologias e processos a serem adotados.

Quando uma nova década começa, as janelas de oportunidade para maior eficiência e produtividade se abrem. Com o lançamento de novas tecnologias e maiores avanços em todos os setores, por onde os fabricantes devem começar? A Cronnos separou para você as quatro principais tendências que dominarão o mercado em 2020!

1. O lançamento de 5G

O 5G é uma tecnologia sem fio avançada que começou a ser implantada em 2019. Neste ano, espera-se que o 5G seja lançado em uma escala muito maior, impactando países em todo o mundo. O 5G irá desempenhar um papel importante na redução da latência, fornecendo banda larga de alto desempenho e permitindo uma comunicação confiável em grande escala.

Para os fabricantes, essa tecnologia irá promover um aumento no uso de sensores, nuvem, rastreamento centralizado, controle de qualidade e fabricação inteligente. Embora nem todo mundo faça a troca no próximo ano, espera-se que as empresas tenham maiores oportunidades de melhorar seus processos e aumentar a eficiência.

2. A sobreposição de AI e IoT

A Internet das Coisas, ou IoT, forneceu aos fabricantes informações úteis sobre redução de custos, produtividade e eficiência por meio da coleta de dados. À medida que a IA continua sendo implementada em instalações em todo o mundo, a sobreposição entre as duas tecnologias começa a se desdobrar. Algumas empresas estão sugerindo que a AIoT será a próxima onda de IoT no futuro, com base na previsão de que 80% dos projetos de IoT vão abranger também a IA.

A IA e o aprendizado de máquina podem oferecer análises avançadas a fim de melhorar o desempenho de processos complexos. Embora essa convergência de IoT e AI não ocorra da noite para o dia, é definitivamente uma tendência para ficar de olho neste ano!

3. Fabricação Distribuída

É provável que os fabricantes locais distribuídos se tornem mais comuns ao longo de 2020. A fabricação distribuída é uma forma descentralizada que usa uma rede de instalações locais coordenadas, utilizando a mesma tecnologia da informação. Isso permitirá que as empresas colaborem essencialmente para economizar custos extras de frete, além de poderem oferecer prazos de entrega reduzidos e maior flexibilidade para obter os melhores materiais para seus produtos.

4. Análise Preditiva

A coleta de dados no passado permitiu aos fabricantes prever padrões na produção e otimizar seus processos. Em 2020, a IA e outros métodos de coleta de dados trarão à tona análises preditivas. Esse processo analítico ajudará os fabricantes a entender melhor seus equipamentos, os motivos pelos quais eles falham e como evitar completamente as falhas futuras. Ele também mostrará mudanças no mercado, rupturas e outros padrões que as empresas devem conhecer para manter o controle do fluxo da indústria. Isso é essencial para os fabricantes, a fim de diminuir interrupções não planejadas e permanecer o mais produtivo possível.